Hora do Evangelho no Lar – Cap.IV – Ressurreição e Reencarnação – itens 1 a 4 – 28/8/2017

Hora do Evangelho no Lar -Cap.III – Instr. Esp.: IV – Progressão dos Mundos – item 19 – 21/8/2017.
21/08/2017
Hora do Evangelho no Lar – Cap. IV – Ressurreição e Reencarnação – itens 5 a 9 – 2ª Parte – 4/9/2017
04/09/2017

Hora do Evangelho no Lar – Cap.IV – Ressurreição e Reencarnação – itens 1 a 4 – 28/8/2017

PRECE

Queridos irmãos…que Jesus nos abençoe e nos ilumine.

Vamos, neste momento, buscando a figura amorosa de Jesus, Orientador Maior de nossa existência, pedindo a Ele que, neste momento em que nos reunimos para falar de Teu Evangelho, fique conosco, que nos ampare, que nos fortaleça, que nos envolva em vibrações amorosas para que juntos, possamos entrar na Tua sintonia, no clima elevado e procurar os recursos para modificarem a nossa existência.

Sabemos Senhor, que precisamos, urgentemente, reviver os Teus ensinamentos, praticando-os em nossas vidas, transformando-nos em criaturas melhores, para que o nosso futuro seja um futuro mais feliz.

Obrigada Jesus, pela oportunidade da Doutrina Espírita em nossas vidas, pelo estudo edificante, pela oportunidade de reflexões saudáveis. Abençoe, ampare e fortaleça a cada um de nós, em nossas necessidades e permaneça sempre em nossas vidas.

Que em Teu nome Mestre Jesus, em nome da espiritualidade amiga que coordena esta tarefa, mas sobretudo em nome de Deus, iniciamos mais um Estudo do Evangelho.
Que assim seja!

MENSAGEM INICIAL

Perante a Reencarnação

Não perderás tempo, reclamando contra a vida.
Na hipótese de que te empenhes realmente pela aquisição do conhecimento espírita, reflete na lei da reencarnação.
És um espírito eterno envergando temporária forma física, à maneira de um servidor vestindo uniforme de trabalho, francamente deteriorável e passageiro.
Observa os próprios hábitos e tendências e perceberás o que foste nas existências passadas.
Analisa os que te rodeiam, no círculo doméstico-social e identificarás com quem te comprometeste para sanar os próprios débitos ou traçar a própria senda de elevação.
Estuda o quadro que te emoldura as atividades e anotarás de que ponto deves partir em demanda à melhoria.
Sobretudo, é preciso ponderar que se ninguém nasce para o mal, muito menos renascerá para reconstruí-lo ou reafirmá-lo.
Um aluno repete o currículo de lições no objetivo de ganhar a frente, não para acomodar-se à retaguarda.
Convence-te de que retornamos à Terra com o fim de ampliar os valores do bem, cada vez mais.
Indispensável corrigir-nos naquilo que erramos.
Replantar dignamente a leira do destino que relegamos outrora ao relaxamento.
Levantar aqueles que impelimos à queda.
Amar os que aborrecemos.
Acender alegria nos corações que encharcamos de lágrimas.

Estás hoje no lugar e na posição em que podes claramente doar à vida, na pessoa dos outros, tudo aquilo que és capaz de sentir, pensar, falar ou fazer de melhor.

De “No portal da Luz”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito de Emmanuel

 

LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo IV – NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

Ressurreição e Reencarnação

– E veio Jesus para os lados de Cesaréia de Felipe, e interrogou seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que é o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem que é João Batista, mas outros que é Elias, e outros que Jeremias ou algum dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que sou eu? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, filho do Deus vivo. E respondendo Jesus, lhe disse: Bem aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas sim meu Pai, que está nos Céus”. (Mateus, XVI: 13-17)

– E chegou a Herodes, o Tetrarca notícia de tudo o que Jesus obrava, e ficou como suspenso, porque diziam uns: É João que ressurgiu dos mortos; e outros: É Elias que apareceu; e outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. Então disse Herodes: Eu mandei degolar a João; quem é, pois, este, de quem ouço semelhantes coisas? E buscava ocasião de o ver. (Marcos, VI: 14-15; Lucas, IX: 7-9)

3 – (Após a transfiguração). E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: Pois por que dizem os escribas que importa vir Elias primeiro? Mas ele, respondendo, lhes disse: Elias certamente há de vir, e restabelecerá todas as coisas: digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer às suas mãos. Então compreenderam os discípulos que de João Batista é que ele lhes falara. (Mateus, XVII: 10-13; Marcos, XVIII: 10-12)

RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO

4 – A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição. Somente os saduceus, que pensavam que tudo acabava com a morte, não acreditavam nela. As ideias dos judeus sobre essa questão, como sobre muitas outras, não estavam claramente definidas. Porque só tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo. Eles acreditavam que um homem podia reviver, sem terem uma ideia precisa da maneira por que isso se daria, e designavam pela palavra ressurreição o que o Espiritismo chama, mais justamente, de reencarnação. Com efeito, a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já estão há muito dispersos e consumidos. A reencarnação é à volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo. A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas. Se, portanto, segundo sua crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos. João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.

 

REFLEXÕES: O ensino reencarnacionista vem de muito longe, de povos antigos e remotíssimas doutrinas. Jesus pregou a Reencarnação. Algumas vezes, de forma velada; outras, com objetividade e clareza. Há mais de um século o Espiritismo apresenta-a por único meio de crermos num Pai Justo e Bom, que dá a cada um “segundo as suas obras” e como elemento explicativo da promessa de Jesus, de que “nenhuma de suas ovelhas se perderia”. A Reencarnação é a chave, a fórmula filosófica que explica, sem fugir ao bom-senso nem à lógica, as conhecidas desigualdades humanas — sociais, econômicas, raciais, físicas, morais e intelectuais. Com a Reencarnação, temos Justiça Incorruptível, de igualdade, que reflete a ilimitada Bondade do Criador. Um Deus que perdoa sem tirar ao culpado a glória da remissão de seus próprios erros. Um Deus que perdoa, concedendo ao culpado tantas oportunidades quantas ele necessite para reparar os males que praticou. Com a Reencarnação, temos um Deus que se apresenta, no Altar de nossa consciência e no Templo do nosso coração, como Pai Misericordioso e Justo, carinhoso e magnânimo, que oferece a todos os Seus filhos os mesmos ensejos de redenção, através das vidas sucessivas — neste e noutros mundos, mundos que são as “outras moradas” a que se refere Jesus no Evangelho. Tantas vidas quantas forem necessárias, porque o essencial e o justo é que “nenhuma das ovelhas se perca”…

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

 

“Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia.” [Emmanuel / Chico Xavier]

 

Senhor Jesus, Luz do Mundo, nós agradecemos por Vosso amor em nossas vidas. Obrigada, Senhor, por nos tirar das sombras e nos mostrar a Luz. Obrigada, Senhor, por nos tirar do chão e nos indicar as belezas do infinito. Obrigada, Senhor, por nos tirar o medo de Deus e nos ensinar a amar a Deus, como o Pai Criador. Obrigada, Senhor, por nos ensinar o caminho que nos conduz ao Pai. Obrigada, Senhor, auxilie-nos a seguir esse caminho de Amor, que nossos atos, pensamentos e sentimentos sejam sempre pautados pelo amor que vieste nos ensinar. Mestre Jesus que nossas águas recebam o orvalho dos fluidos Divinos para que possamos nos harmonizar, equilibrarmos a saúde, adquirirmos vitalidade, força e coragem para as lutas de todos os dias. E assim, conectados com o mais alto rogamos, Abençoa Mestre Jesus, e suavize as dores de todos aqueles que estão sofrendo internados nos hospitais, muitos em suas próprias casas, outros nos asilos ou pelas ruas….sofrendo dores físicas e espirituais, que eles tenham o lenitivo para suas dores.

Guia Senhor a todos aqueles que se acham perdidos em meio aos vícios, a solidão, a depressões, desconsolados e desamparados de si mesmos. Tenha piedade deles Senhor. Que Teu roteiro de amor os guie para os caminhos da recuperação.

Que as crianças e os jovens recebam sempre amor e orientação que os conduza sempre pelos caminhos do bem.

Abençoe e Proteja nossa Casa Espírita e todos seus colaboradores, para que possam continuar sendo o Porto Seguro de Almas Aflitas que veem em busca de socorro e amparo espiritual.

Abençoe nossos familiares, aos amigos e principalmente Mestre, abençoe aqueles que ainda não te conhecem e não aceitam teus ensinamentos.

Que a Proteção Divina se estenda por todos os lares, ao nosso também. Que neles reinem o respeito, a harmonia e o amor.

Que possamos Senhor levantar aqueles que atiramos ao chão, amar aos que aborrecemos e, acender a alegria nos corações que encharcamos de lágrimas.

Que assim seja.

Graças a Deus, Graças a Jesus.

 

UMA SEMANA ABENÇOADA PARA TODOS!!!

 

 

Deixe uma resposta